Por: Roberta Arraes e Claudia Paixão, Engenheiras Agrônomas.
I – Conceituação:
A presença de aves no entorno de empreendimentos como aeroporto, usinas, indústrias, ferrovias, hospitais ou nos grandes centros urbanos pode ser atribuída a diversos fatores, normalmente relacionados a busca de alimentação, água, abrigo, segurança, áreas para notificação e descanso.
Assim, se faz necessário o afugentamento desses animais para reduzir o risco a saúde humana e prejuízo a produção industrial e contribuição para a segurança operacional de atividades desenvolvidas nesses empreendimentos.
Neste contexto, uma das ferramentas que pode ser utilizada é a Falcoaria. Também conhecida como cetraria, é a técnica de adestrar, manejar e usar falcões e outras aves de rapina – para o afugentamento de aves e outros animais.
Em todas as situações em que a técnica da Falcoaria seja utilizada, para que haja um resultado eficaz, toda a área deve ser previamente inspecionada, visando uma avaliação técnica pontual nos locais com presença de aves, para identificação de seus hábitos (pouso, abrigo, nidificação e alimentação).
A partir dessa análise técnica será elaborado um relatório preliminar com os dados coletados abordando o panorama inicial da população e a aplicação das melhores metodologias em cada área, para planejamento e execução das ações pertinentes.
Mas, é preciso ter cuidado, vez que toda a atividade deve ser desenvolvida que envolva o meio ambiente deve atender à normas do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis e dos demais órgãos estaduais regulamentadores.
II – Do Manejo de Avifauna:
O treinamento da falcoaria exige que a ave se acostume com a presença de humanos, seja condicionada a receber comandos verbais e, depois, aprenda a caçar. No longo prazo, a utilização da falcoaria reduz a presença da avifauna tanto pela captura de aves quanto pela mudança de comportamento dos pássaros, que percebem gradualmente a presença de um predador.
No aspecto da captura, o falcoeiro fica parado e o falcão ou gavião é quem vai à caça, realizando a captura ou afugentamento. As presas são aves menores e quadrúpedes de pequeno porte surpreendidos no ar ou no chão.
Já sob o enfoque do afugentamento, a técnica envolve principalmente o efeito amedrontador que o predador, dia após dia de ataques na área alvo, causa sobre as presas que com o tempo acabam evitando aquela área.
No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a ação da Radar Soluções Ambientais é realizada através com gaviões e falcões de espécies variadas a fim de garantir a segurança operacional do aeroporto. O resultado tem se mostrado eficaz ano após ano o número de colisões reduz entre.
O trabalho é feito por um grupo de aproximadamente 16 profissionais, entre eles biólogos, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, falcoeiros, auxiliares e estagiários. A atuação ocorre diariamente nos sistemas de pistas, pouso e decolagem, bem como em todo o sitio.
III – Do Controle de Pombos:
O que muitos não sabem, é que a prática da Falcoaria também funciona excepcionalmente no controle de pragas urbanas, como os pombos, e algumas passeriformes.
A infestação de pombos está ligada a alguns fatores: disponibilidade de alimento, falta de um predador natural, disponibilidade de local para nidificação/abrigo e água disponível. Como são animais capazes de se adaptar a um convívio com o homem, encontram com facilidade um espaço seguro para se abrigar e procriar, especialmente em telhados, terraços e varandas, entre outros.
O primeiro passo para evitar a presença de pombos é não deixar que sua e/ou estrutura se proporcione em um ambiente favorável e agradável para instalação desses animais. E isso se consegue um bom resultado evitando alimento, abrigo, água e acesso.
Ocorre que, dificilmente a disponibilidade de alimentos pode ser cessada em ambientes urbanos ou em empreendimento como grandes galpões de armazenamento em fábricas alimentícias e/ou que utilizem grãos como matéria prima.
Neste sentido, a falcoaria se mostra a melhor técnica a fim de afugentar continuamente a população de pombos e garantir um ambiente seguro.
No caso de controle de pombos, atualmente a prática atualmente foi realizada em ferrovias em âmbito do Estado do Rio de Janeiro, demonstrando resultados positivos no controle dessa praga.
IV – Conclusão:
Em face ao exposto, o manejo de avifauna não é uma tarefa simples. Além de ser pautado na legislação ambiental vigente, deve ser executado através de um planejamento técnico eficiente, com utilização de metodologias de trabalho, equipamentos e corpo técnico profissionais devidamente capacitados.
A Falcoaria configura uma técnica adequada para o dito manejo, vez que organicamente proporciona a estabilização do ambiente, transformando o ambiente em inóspito a presença das aves invasoras. Da mesma maneira, ela também proporciona o controle efetivo de pragas urbanas, especialmente em locais com grande disponibilidade e/ou armazenamento de alimentos perecíveis ou não.
Neste cenário, a RADAR SOLUÇÕES AMBIENTAIS trabalha com diagnóstico da causa, conhecimento do Ecossistema e dos habitats, com a observação dos nichos ecológicos, a identificação da cadeia alimentar como a base do planejamento personalizado para estabelecimento e manutenção da nossa solução.